O diabo entra na briga entre Edir Macedo e Valdemiro Santiago


Os hoje arqui-inimigos Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, convocaram o demônio para ajudá-los na batalha que travam pela alma e generosidade dos fiéis. Recentemente, em seu programa de TV, Macedo “interrogou” o diabo, que, supostamente encarnado em uma devota, “confessou” ter se instalado na igreja rival e ser o responsável pelas propaladas curas operadas por Valdemiro.

As entrevistas com o demônio para difamar a concorrência passaram a ser recorrentes na programação da Rede Record. O chefe da Mundial, por sua vez, rebateu as acusações com outras de igual fineza: em seu programa no Canal 21, ele afirmou que o “câncer” de Macedo é obra do demônio.

Na tréplica, Macedo levou sua médica à TV para atestar que não sofre da doença e ainda exibiu no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, uma reportagem sobre a compra, por Valdemiro, de três fazendas avaliadas em 50 milhões de reais.

O acirramento da guerra dos pastores se dá num momento em que a Universal, de Macedo, perde fiéis e receita aos borbotões para a Mundial, de Valdemiro. Estima-se que, em catorze anos, o segundo tenha conquistado mais de 20% de seguidores do primeiro. Durante muito tempo, Valdemiro foi membro da cúpula da Universal. Preterido por Macedo na indicação para um posto de maior visibilidade na organização, ele rompeu com o chefe e fundou a sua própria igreja.

Habilidoso, deu um passo atrás e resgatou o modelo primitivo que deu origem ao fenômeno da Universal: a luta contra Lúcifer e a promessa de curas e milagres de toda ordem — pilares que Macedo mais tarde substituiu pela “teologia da prosperidade”. Ao adotar essa estratégia, Valdemiro passou a atender um nicho de fiéis que Macedo havia negligenciado com o amadurecimento do seu negócio, o público de menor poder aquisitivo e alta credulidade.

Seus seguidores passam horas de pé em filas para poder tocar o seu corpo ou recolher um pouco de seu suor em toalhas ou pedaços de pano que são distribuídos na igreja. Valdemiro fomenta a crença de que sua transpiração tem o condão de realizar milagres.

Edir Macedo para fiel supostamente possuída pelo demônio: “É você que tem tirado os pastores da Universal?” Fiel: “Eu me sinto bem no meu trono (na Igreja Mundial). Eu curo todo mundo.” Edir Macedo: “Quer dizer, demônio, que você faz a festa lá no Valdemiro?”

Com os cofres recheados, Valdemiro passou a assediar os membros da Universal. Oferecendo salários e comissões mais altos que os pagos por Edir Macedo, ele atraiu prepostos do rival na Argentina, Inglaterra e em países africanos. Para profissionalizar seus negócios, canibalizou executivos da Record e do Banco Renner, controlado pela Igreja Universal. A riqueza que Valdemiro Santiago ostenta Macedo contabiliza como prejuízo.

O estrangulamento de suas contas pela concorrência chegou a afetar as operações da Record e a atrasar salários na TV, como ocorreu no ano passado. O quadro de deterioração das finanças de Macedo se tornou ainda mais calamitoso com a penhora pela Justiça da sede da emissora no Rio de Janeiro para garantia do pagamento de dívidas da Universal do Reino de Deus.

“Tô falando para a igreja da fogueirinha, da Record, que fica me perseguindo falando um monte de abobrinha.

Tô falando daqueles doentes desenganados que o demônio está comendo o pâncreas e o fígado deles e não

tomam juízo.” diz Valdemiro Santiago, referindo-se a Edir Macedo, que levou sua médica à TV para afirmar

que ele não tem câncer

A má fase não terminou aí. Em setembro, o Ministério Público denunciou Edir Macedo pelos crimes de estelionato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Os procuradores o acusam de lavar no exterior o dízimo recebido pelos fiéis para depois despejá-lo nas contas da Record. Ao lançar suspeitas sobre a forma como Valdemiro adquiriu suas fazendas, Macedo quer mostrar que o ex-discípulo também dá suas trombadas com a lei. Valdemiro já esteve enroscado em outras diabruras.

Em 2003, o chefão da Mundial foi condenado a pagar cestas básicas por porte ilegal de armas. Ele foi flagrado em uma blitz com uma escopeta, duas carabinas e munição. Em 2010, três de seus pastores foram presos em Mato Grosso do Sul transportando sete fuzis M-15. Em depoimento à polícia, o motorista afirmou que o destino das armas era a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

A crise desencadeada pela Mundial do Poder de Deus obrigou Macedo a redesenhar a administração de seu negócio. Uma das providências foi baixar as exigências para a abertura de novos templos. Antes, para abrir uma franquia, o pastor tinha de comprovar um potencial de arrecadação mínimo de 150 000 reais mensais, a ser atingido em seis meses. Agora, esse piso caiu para 50 000 reais.

A comissão a que cada pastor tinha direito sobre o total arrecadado além da meta era originalmente de 10%. Macedo agora a dobrou. O que ele não abre mão é da eficiência. Os pastores que não cumprem as metas dentro do prazo contratado são transferidos ou perdem o comando da franquia. Essa mudança, que aponta para uma capilarização da Universal, faz parte da estratégia de Macedo de substituir o modelo de construção de megatemplos pela pulverização de igrejas menores no país, de manutenção mais barata e mais próximas da casa dos fiéis.

Com isso, ele espera baixar os seus custos de operação e evitar que outras ovelhas se desgarrem. Pastores e assessores próximos dos dois líderes afirmam que estes são apenas os primeiros movimentos de uma guerra sem previsão de fim.

Da Revista Veja

twit7b.gif

About these ads

2 comentários em “O diabo entra na briga entre Edir Macedo e Valdemiro Santiago

  1. isso é uma vergonha o bispo edir macedo escandalizando o evangelio de JESUS CRISTO só DEUS é quem pode julgar. isso não cabe ao edir macedo fazer.. estou indignada com que ele esta fazendo, o senhor macedo fala tanto do valdemiro e até parece que ele tambem não usa o dinheiro dos fies para benificio proprio… no começo macedo tirou a record da onde claro que foi da igreja, agora ele lava todo dinheiro na record ,, edir macedo será que mora na favela????? claro que não ele deve morar num palacete, então senhor edir macedo para de ser hipocrita, antes de tirar o cisco do olho do seu irmão tira a trava do teu, e toma verganha na cara e para de escandalizar o evangélio, porque tem almas envolvidas no meio e se algumas delas se perderem vc tera que dar conta no grande dia e Deus não tera ninguem por inocente…. vai se converter aceitar JESUS de novo

  2. O experiente e santo apóstolo Paulo, ensinando ao jovem pastor Timóteo em sua primeira carta, cap. 6, verso 10, disse:
    “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”
    Não preciso comentar o que está escrito acima, basta analisar a situação desses indivíduos e ver quão profética era a palavra dita àquele pastor iniciante.
    Infelizmente, estes homens nao estão sós nessa empreitada e não foram eles que inventaram essas práticas, pois, no século XVI, Martinho Lutero e outros, se indignaram contra as práticas abusivas da IGREJA DOMINANTE na época.
    Martinho enlencou 95 teses, em que, entre outras coisas, denunciava a venda de indulgências e o enriquecimento ilícito dos sacerdotes, que enganavam e extorquiam o povo.
    O desvio de conduta acontece quando qualquer igreja, por meio de seus seguidores e sacerdotes, começa a se intitular como a única correta e dão mais valor à prática de suas normas e tradições do que à doutrina da Palavra de Deus, por isso, Jesus protestou: Mat 15:6 – E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
    Para receber a bênção da salvação não precisa de práticas ritualistas ou ofertas gordas, precisamos apenas atender ao conselho do Apóstolo Paulo àquele carcereiro que lhe perguntou: senhores, que farei para receber a salvação?
    Atos 16.31 : “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”
    Simples assim, Deus abençoe a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s